"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

GPHAVI na ANPUH-SC

Nestes últimos dias (20,21 e 22) de agosto integrantes do GPHAVI estiveram presentes e participando do XIV Encontro Estadual de História que foi realizado na UDESC. 

Os bolsistas Vitória Abreu e Nicolas Voss Reis e o pesquisador Martin S. Garrote apresentaram trabalhos no Simpósio Temático de História e Memória Ambiental. 

Vitória apresentou os resultados de sua pesquisa de PIPe que ocorreu em 2011, publicando artigo completo tratando da história ambiental da mineração de ouro, cal e calcário no município de Botuverá, área do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Início da apresentação da Vitória, a direita o Dr. Carlos Renato  Carola

Vitória apresentando seu estudo
Nícolas apresentou  sua pesquisa sobre a História Ambiental das comunidades da Microbacia do Rio Sagrado no município de Morretes-PR. O artigo é fruto das pesquisas realizadas em parceria entre a Universidade Regional de Blumenau e a Universidade Federal do Paraná, integrando as pesquisas do LAGOE, instituto que colabora no desenvolvimento local das comunidades implantando o Turismo Comunitário e a Economia Solidária. 

O pesquisador Martin apresentou as experiências das pesquisas que foram realizadas pelo grupo no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí, pesquisas que consistiram em coletar a memória ambiental dos antigos morados das comunidades que entornam o parque. Os textos poderão ser consultados a partir da publicação dos ANAIS do evento.

A apresentação dos bolsistas efetivam parte do ciclo da produção do conhecimento científico que consiste em buscar demandas nas comunidades/sociedades, realizar pesquisas investigativas a fim de resolver os problemas levantados, e apresentar os resultados para grupos de pesquisadores em eventos científicos, como o da ANPUH, para terem um amparo técnico apurado e recomendações para melhorarem seus estudos, para posteriormente serem discutidos com a comunidade a fim de contribuir com o desenvolvimento local. Ambos os bolsistas foram questionados e levaram boas contribuições dos historiadores ambientais presentes para aprimorarem sua experiência acadêmica e estudo.

Na ocasião, as 19:30 na frente sala 46 da FAED - UDESC, os participantes do Simpósio e outros historiadores presentes instituíram o GT de História Ambiental na regional ANPUH-SC, sendo eleita como diretora a Dr. Eunice. Os trabalhos do grupo iniciarão no II Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, que ocorrerá em setembro deste ano na UFSC. 


Nenhum comentário: