"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aprovadas duas pesquisas pelo PIPE para investigar a História das Serrarias do Parque Nacional Serra do Itajaí com parceria com o IPAN e ICMBio


Saiu o resultado do edital PIPe 2013 (ver), e o GPHAVI aprovou dois projetos:

HISTÓRIA E MEMÓRIA AMBIENTAL DA SERRARIA SÃO FRANCISCO (PARQUE NACIONAL DA SERRA DO ITAJAÍ, BLUMENAU, SC) 


HISTÓRIA E MEMÓRIA AMBIENTAL DAS ANTIGAS SERRARIAS DO TERRITÓRIO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO ITAJAÍ (SANTA CATARINA, VALE DO ITAJAÍ)


Serraria São Francisco - 1970
Fonte: Acervo GPHAVI
Segundo o pesquisador Martin Stabel Garrote, com estes projetos serão contratados 3 (três) bolsistas (acadêmicos da FURB, com aprovação no Cadastro Sócio Econômico Art. 170), que realizarão levantamento inicial da História da Exploração da Madeira no território do parque. Os projetos durarão de março de 2013 até fevereiro de 2014,  após isso serão realizadas outros projetos vinculados com os Programas de Iniciação Científica da FURB,  e projetos através de fomento externo da IES, por iniciativa governamental e privada (parcerias e patrocinadores).  O projeto é uma iniciativa do GPHAVI com parceria entre o Instituto Parque das Nascentes - IPAN, ONG que atua no entorno da Unidade de Conservação e região,  e o Instituto Chico Mendez de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, entidade governamental que administra o parque desde sua criação em 2004.


Inicialmente estão abertas as inscrições para candidatos para as bolsas. Será veiculado no blog, horário e data para as entrevistas (interessados enviar e-mail). Acadêmicos das áreas de História, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Engenharia Florestal, e áreas afins poderão participar, mas vale lembrar que todos devem se inscrever no Cadastro Sócio Econômico de 2013, que tem como prazo de suas inscrições  até 20 de março, 20:00 horas. 


Nenhum comentário: