"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Minicurso Introdução à História Ambiental

A História Ambiental é uma forma de analisar a história levando em conta as interações que ocorreram entre sociedade e ambiente. Investigar como os aspectos do ambiente influenciam o desenvolvimento da cultura do grupo, e inversamente, verificando as transformações no ambiente durante esse processo.
A História Ambiental surge no início do século XX motivada pelas transformações na teoria da História, com influência do movimento dos Annales e ao mesmo tempo, em decorrência dos anseios dos movimentos sociais ambientalistas e fóruns mundiais sobre a Questão Ambiental. Se desenvolve na academia a partir de 1960 gerando associações da área nos anos 1970. No Brasil a História Ambiental se desenvolve a partir de 1980 havendo crescente número de  simpósios temáticos nos encontros nacionais e estaduais da ANPUH, e eventos independentes fortalecendo e gerando conhecimento sobre as interações e resultados da sociedade com o ambiente.

O GPHAVI vai oferecer a comunidade acadêmica e em geral o minicurso Introdução à História Ambiental que será ministrado pelo professor Martin Stabel Garrote. O objetivo do curso é proporcionar ao estudante o conhecimento sobre as interações humanas com o ambiente ao longo do tempo histórico, analisando as bases teóricas, os temas, fontes, e linhas de pesquisas da História Ambiental. (Faixa etária livre).



Ementa: 
Os conceitos de natureza e a problemática ambiental nas sociedades da antiguidade até a modernidade;O paradigma Ambiental nas Ciências Humanas; Surgimento da História Ambiental na contextualização da historiografia do século XX;  Bases teóricas, temas, fontes e linhas de pesquisa da História Ambiental; Estudos da História Ambiental e a crise ambiental do século XX: As mentalidades, percepções e simbologias sobre o mundo natural no passado e presente; História do preservacionismo e conservacionismo da natureza e suas implicações sociais, As transformações das paisagens; Recursos minerais, vegetais, e animais e o modelo de produção capitalista; Migrações humanas e suas implicações ambientais; Desastres socioambientais e naturais; Povos tradicionais e patrimônio; A educação ambiental e convergências com a História Ambiental.

Informações:
-Carga horária: 30 horas/aulas, com início em Maio de 2014, com 5 encontros aos sábados, das  13:00-18:00 / Local FURB campus 1.

-Investimento: 1x de R$49,90 ou 2x de R$29,90 – Material (digital), preço do certificado e Café com cuca incluso.

Ministrante: Martin Stabel Garrote

Inscrições de 09/12/2013 até 25/04/2014 (Limitado em 20 vagas)*.

Informações e matrículas através do e-mail gphavi-furb@yahoo.com.br ou visite nosso Blog:
www.gphavi.blogspot.com Fone: (47)91593094


* Turma sobre demanda. Consultar antes da inscrição

Nenhum comentário: