"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Convite para criação do NEASS - Núcleo de Estudos do Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade

CONVITE
O GPHAVI - Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí, laboratório do Departamento de História e Geografia, Centro e Ciências Humanas e da Comunicação vem convidar professores, pesquisadores, estudantes e comunidade no geral para organizarmos na Universidade Regional de Blumenau o NEASS - Núcleo de Estudos do Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade.

Informações da Reunião
Quando: Dia 03/12/2015 a partir das 14:30.
Local: Campus 1 da FURB, Bloco R, sala R-129


O que é o NEASS? Qual o seu objetivo?


A criação desse Núcleo visa reunir grupos de pesquisas, laboratórios, pesquisadores, professores,  estudantes, entidades diversas e comunidades no geral à discutir e propor ações voltadas para a Universidade e região,  sobre a temática das relações, influências, dependências e interdependências e consequências das sociedades e culturas humanas com o ambiente. 

No NEASS serão abordados estudos sobre a Problemática ou Questão Ambiental, Mudanças Climáticas, Desastres Socioambientais, Justiça Sócio Ecológica, Políticas Públicas, Movimentos Ambientalistas e Animalistas, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental.

A criação do Núcleo é uma resposta às necessidades apontadas na RESOLUÇÃO da FURB n. 053/2014, de 13 de outubro de 2014 que estabelece a Política de Desenvolvimento de Ações Permanentes e Articuladas de Temas Transversais, intitulada PATT. O objetivo do NEASS é atender a resolução PATT e promover os temas transversais do currículo da Educação garantidos por legislações (Lei nº. 10639/2003; Resolução CNE/CP nº. 01, de 17 de junho de 2004; Lei nº. 11645/2008; Resolução CNE/CP nº. 01, de 30 de maio de 2012; as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos (EDH); a Resolução CEE/SC nº. 174, de 22 de outubro de 2013, a resolução CNE/CP n.4 de 1 de julho de 2015, as Diretrizes Nacionais para Educação Ambiental; o Plano de Desenvolvimento Institucional da FURB, o Projeto Pedagógico Institucional,  os Projetos Pedagógicos de Cursos, os Objetivos do Milênio e as Metas Globais do Desenvolvimento Sustentável da ONU) entre outros temas. E desta forma contribuir com  a universidade inserindo o conhecimento debatido pelos integrantes do núcleo, no PDI, PPI e PPC de graduação, nos Planos de Atividades dos Núcleos Docentes Estruturantes, nos Planos Departamentais, no Projeto Político-Pedagógico do Ensino Médio, no Projeto Político Pedagógico do FURB Idiomas, nos Programas de Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), nos programas de extensão, nos programas de cultura, nos cursos sequenciais, em suas diferentes modalidades, assim como na prestação de serviços à comunidade regional através da Universidade.

Assim agende sua participação
A Reunião de Fundação do NEASS será realizada no dia 03/12 às 14h30m na sala R-129. A presença e todos é fundamental. Para maiores informações ligar para (47)3321 0438 - Ramal 438, ou pelo mail gphavi.furb@yahoo.com.br.

Esperamos por você

Nenhum comentário: