"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

domingo, 23 de julho de 2017

Breve história do curso de Geografia da FURB

por Martin Stabel Garrote


O curso de Geografia da FURB é um anseio da comunidade de Blumenau e região, sendo uma demanda de nossa universidade a muito tempo. Em 1987 foram criados os cursos de Ciências Sociais, Serviço Social e História, e o Departamento de Ciências Humanas passa a oferecer mais de 90 disciplinas nas áreas de Sociologia, Geografia, História, Antropologia e Serviço Social. Os estudantes saíam habilitados para lecionarem Estudos Sociais (Educação Moral e Cívica e/ou Organização Social Política e Brasileira), História e Geografia. Em 1990, existia o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (hoje CCHC) e o Departamento de Ciências Humanas propõe a divisão do departamento, que tinha 3 cursos, dando origem ao Departamento de Geografia e História (com nomenclatura inicial de Departamento de Geo-História, que ficaria com as áreas de Geografia, História e Estudos dos Problemas Brasileiros) e o Departamento de Ciências e Práticas Sociais (que ficaria com as habilitações de Ciências Sociais, Ciência Política, Antropologia e Serviço Social). 

Na ocasião, para o Departamento de Geografia e História foi recomendado a criação de um curso único que habilitasse História e Geografia (CEPE, Processo 220 de 1990). O Curso de História, que foi criado em 1987, tendo que cumprir as metas de ampliação de habilitações a partir de 1990 passa a ter as disciplinas de Geografia Econômica I e II, que vieram do Departamento de Ciências Econômicas, estando juntas com as disciplinas já existentes na grade curricular de 1992: Introdução aos Estudos da Geografia e Cartografia, Cartografia, Geografia do Brasil, Geografia Física e Humana do Brasil, Geografia Física e Humana Geral I e II, Geografia Física, Geografia Física e Ecossistemas, Geografia Humana e Econômica e Geografia Regional, disciplinas que junto às de História, e também para os estudantes de Ciências Sociais possibilitava a habilitação Licenciatura Curta em Geografia, indexada na da Licenciatura Plena em História.

Em 1991 o Departamento de Geografia e História passa a se chamar Departamento de História e Geografia (CEPE, Processo 173 de 1991). Em 1992 a grade de História foi reformulada (Criando a Licenciatura Plena em História e o Bacharel em História) e sua matriz curricular ainda habilitava a Licenciatura Curta em Geografia e OSPB (CEPE, Processo 221 de 1992). A habilitação em geografia cerrou no curso de História em 2001, quando nova reformulação da grade foi realizada, havendo diminuição de horas de Geografia por horas de disciplinas de História, e de prática de estágio em História, e principalmente, centralizando a formação apenas em uma área conforme recomendações da LDB de 1992 (CEPE, Processo 297 de 2001). Nessa mesma época na Universidade Regional de Blumenau foi formada uma comissão para instituir o curso de Geografia, projeto já pensado desde 1990, desde a época dos projetos Memorvale, Projeto Social sobre Patrimônio Arquitetônico, e Projeto Itajaí. A comissão era formada pelas professoras Aparecida Beduschi Schwab e Ivani Cristina Butzke Dallacorte, mas o processo foi arquivado pelo Departamento de História e Geografia.
A partir de 2008 o professor Gilberto Friedenreich dos Santos e professora Aurélia Maria Santos retomaram a discussão para organizar a criação do curso de Geografia, sendo pensado inicialmente o desenvolvimento da Licenciatura em Geografia, tendo em vista as demandas por profissionais do ensino formados na área, assim como a procura constante de estudantes pelo curso que não é ofertado pela FURB, e as possibilidades de integração aos programas do Ensino Superior do Governo Federal e Estadual (PARFOR, PIBID, FUNDES).

Através da PORTARIA N° 270/2013 foi criada uma Comissão Especial para a organização do curso sob a direção do professor Gilberto. A Comissão Especial foi composta pelos professores da FURB Ms. Cristina Ferreira, Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos, Dr. Ivo Marcos Theis, Dra Jaqueline Samagaia, Dr. Juarês José Aumond e Dr. Leonardo Brandão. Da Pro-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante da FURB, na ocasião estava a Assessora Pedagógica Clara Maria Furtado e o técnico administrativo Wilson Guilherme Lobe Junior. Da Secretaria Municipal de Educação a professora Sandra Regina Rosa da Costa, e da Gerência Regional de Educação – GERED/Blumenau/Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina a professora Teresinha Giovanella. 

O projeto foi encaminhado em 2013 e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) em agosto de 2014. Mas foram solicitadas algumas alterações importantes a serem realizadas pelo Conselho Universitário (CONSUNI).  A Comissão Especial retomou os trabalhos tendo como Assessora Pedagógica a professora Rosana Andrade Rebelo, e nesta nova fase a comissão contou com a colaboração dos professores André Martinello e Aurélia Maria Santos do Departamento de História e Geografia e do professor Martin Stabel Garrote do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. Os trabalhos finais ficaram por conta de Gilberto e Martin.

Essa nova proposta foi encaminhada para nova avaliação, mas em julho de 2015 a Resolução CNE/CP nº2 de 1 de julho de 2015 passou a estabelecer novas regras para os cursos de Licenciatura no país, sendo o aumento da carga horária uma das principais mudanças. A partir de 2016, com orientação da Assessora Pedagógica Karla Bento as adequações a resolução no CNE foram realizadas, e o curso precisou se adequar a nova Política das Licenciaturas da FURB.

As inscrições para a primeira turma de Licenciatura em Geografia estão abertas de 17/07 até 04/08 e são ofertadas 30 vagas. É a única Licenciatura de Geografia presencial na região do Vale do Itajaí. Segundo o coordenador professor Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos, o curso foi estruturado para ser uma Licenciatura que possibilite uma formação pluralista e interdisciplinar. Formando professores para o exercício do ensino e da pesquisa em geografia, com constantes atividades vinculadas com a prática docente nas escolas e laboratórios de ensino. O curso também está adequado a Resolução CNE/CP nº2 de 1 de julho de 2015, e a nova Política das Licenciaturas da FURB.


O GPHAVI faz aqui um agradecimento especial a estas pessoas que foram fundamentais para que o curso de Geografia fosse criado: Aparecida Beduschi Schwab; Aurélia Maria dos Santos; Rosana Andrade Rebelo; Gilberto Friedenreich dos Santos; Martin Stabel Garrote; Celso Kraemer; e o excelentíssimo reitor João Natel. 



Quer fazer parte desta história, inscreva-se e faça GEOGRAFIA na FURB. Clique aqui.

VEJA TAMBÉM



Nenhum comentário: