"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

Núcleo de Integração Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade



NIASS: um espaço de diálogo e integração entre IES e comunidade

O Núcleo de Integração de Ações Socioambientais (NIASS) é um espaço de diálogo e integração entre a Universidade Regional de Blumenau e a comunidade. Criado em 03/12/2015, o NIASS tem como objetivo promover os temas transversais do currículo da educação, garantidos por leis. Foi criado a partir da Resolução da FURB nº053/2014 de 13 de outubro de 2014 que estabelece a Política de Desenvolvimento de Ações Permanentes e Articuladas de Temas Transversais - PATT.

O NIASS é vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC) da FURB. O núcleo é composto por professores, pesquisadores, alunos e representantes da comunidade, e desenvolve atividades em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí, e Educogitans.

As atividades do NIASS são desenvolvidas em três eixos temáticos: 

  • Educação Ambiental: o NIASS promove ações de educação ambiental, como palestras, oficinas, cursos e projetos de extensão.

  • Gestão Ambiental: o NIASS realiza estudos e pesquisas sobre gestão ambiental, além de promover ações de sensibilização e conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental.

  • Políticas Públicas Ambientais: o NIASS acompanha e analisa as políticas públicas ambientais, além de propor ações para a melhoria da qualidade ambiental.


O NIASS é um importante espaço de diálogo e integração entre IES e comunidade. O núcleo contribui para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental. Mas para isso precisa de você. Se chegou até aqui, acesse o site, e entre em contato para desenvolver a sua ideia junto a comunidade.

Entre em contado com:

Prof. Dr. Gilberto Friedenreich dos Santos
E-mail: frieden@furb.br


Nenhum comentário: