"Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo".
José Ortega y Gasset

O que é GPHAVI?

Apresentação

O Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí (GPHAVI) é um grupo interdisciplinar de pesquisa vinculado à Base de Grupos do CNPq em 2004. Está vinculado ao Departamento de História e Geografia e ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

O grupo investiga e produz conhecimento sobre a História Ambiental no Brasil, Santa Catarina e do Vale do Itajaí, com foco nas linhas de pesquisa: 

História Ambiental: É a linha matriz do grupo. Esta linha tem como propósito identificar os processos e as sucessivas modificações do meio ambiente, resultantes da interação sociedade/natureza, desde os primórdios da humanidade até o presente. Ao analisar as mudanças ambientais ao longo do tempo, a pesquisa visa contribuir para uma compreensão mais abrangente dos desafios contemporâneos e para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis. A partir desta linha de pesquisa foi estabelecido o projeto guarda chuvas do GPHAVI, investigar a História Ambiental do Vale do Itajaí.

História Ambiental do Desenvolvimento Regional: A linha se dedica a identificar e compreender os processos históricos de ocupação e uso dos recursos naturais, os quais moldaram o desenvolvimento regional. Ao examinar a problemática ambiental decorrente desses processos, a pesquisa busca propor modelos e indicadores de desenvolvimento mais sustentáveis, visando uma gestão mais equilibrada dos recursos.

Desenvolvimento Regional Sustentável: A linha de Desenvolvimento Regional Sustentável visa analisar profundamente o território, explorando sua diversidade histórico-cultural e os impactos socioambientais. A pesquisa abrange temas como gestão e análise de políticas públicas, governança, planejamento urbano regional e do turismo. Além disso, são investigadas as dinâmicas socioeconômicas, incluindo análise espacial e setorial da atividade produtiva, economia solidária, ciência e tecnologia, arranjos produtivos, processos de clusterização e redes de cooperação. O objetivo é promover processos efetivos de Desenvolvimento Regional Sustentável, considerando a interconexão entre diferentes fatores que impactam a região.

Tecnologia Social, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade Ambiental: Investigando a produção de tecnologias sociais, esta linha explora sua relação intrínseca com o desenvolvimento regional e a sustentabilidade ambiental. A pesquisa busca compreender como as inovações tecnológicas podem ser aplicadas de maneira eficaz para promover práticas sustentáveis, contribuindo para o progresso regional de forma equitativa e ecologicamente responsável.

Ecologia da Paisagem: Esta linha de pesquisa aborda a inter-relação entre processos ecológicos no ambiente e a dinâmica de transformação da paisagem. A abordagem combina a perspectiva espacial do geógrafo com a visão sistêmica do ecólogo, visando compreender as complexas interações entre elementos naturais e antrópicos. A pesquisa contribui para a gestão ambiental, fornecendo insights valiosos sobre como as mudanças ecológicas influenciam a configuração da paisagem ao longo do tempo.

Geografia Histórica: A linha de Geografia Histórica concentra-se na reconstrução de paisagens geográficas de eras anteriores e no Antropoceno. O objetivo é compreender a interação dos fenômenos e processos humanos com o ambiente ao longo do tempo. Investigando como essas interações construíram e caracterizaram as paisagens, a pesquisa busca oferecer uma visão aprofundada das transformações geográficas, auxiliando na compreensão das raízes históricas dos desafios ambientais atuais.


Além das atividades de pesquisa, o GPHAVI desempenha um papel crucial na prestação de serviços técnicos especializados à comunidade, estabelecendo parcerias estratégicas tanto com instituições públicas quanto privadas. O grupo também está vinculado a projetos especiais gerenciados pela FURB, consolidando assim sua presença dinâmica e impactante no âmbito acadêmico e social.

No ambiente universitário, o GPHAVI se envolve de maneira proativa em três pilares fundamentais: pesquisa, extensão e ensino. Suas iniciativas abrangem desde projetos voltados para o Ensino Médio até a Pós-graduação, demonstrando uma abordagem abrangente em todos os níveis educacionais. Contudo, destaca-se a significativa ênfase na Iniciação Científica como principal foco do grupo, evidenciando sua dedicação ao desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico.

A atuação do GPHAVI na Iniciação Científica não apenas resulta na produção de conhecimento avançado, mas também desempenha um papel crucial no ensino da prática científica. Essa abordagem integrada promove uma cultura de pesquisa, onde estudantes de diversos cursos são incentivados e orientados desde os primeiros passos, contribuindo assim para a formação de uma nova geração de cientistas comprometidos com a excelência e a inovação.

No contexto mais amplo da comunidade, as parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas permitem que o GPHAVI estenda sua expertise técnica para além dos limites acadêmicos, atendendo às necessidades práticas da sociedade. Essa sinergia entre pesquisa acadêmica e aplicação prática reforça o compromisso do grupo em criar impacto positivo e sustentável em sua região, alinhando-se assim com a missão da FURB de ser uma instituição de referência em excelência acadêmica e comprometimento com o desenvolvimento regional. 

A atuação do GPHAVI na comunidade: 
  • Realização de palestras, cursos e workshops sobre educação ambiental;
  • Apoio a projetos de pesquisa e extensão sobre História Ambiental;
  • Assessoria a órgãos públicos e privados na gestão ambiental.

Grupo de pesquisa + Iniciativa Privada + Comunidade


Se quiser se aprofundar e conhecer as atividades desenvolvidas pelo GPHAVI aconselhamos a leitura do Trabalho de Conclusão de Curso do Historiador Juliano João Nazário: GPHAVI: a contribuição de um grupo de pesquisa para a história ambiental disponível na Biblioteca da Universidade. Para acessar o material clique aqui.

Venha participar do GPHAVI !




Contato
Tel: (47)3321 0438 

Correio eletrônico 
gphavi.furb@yahoo.com.br 

Endereço para correspondências

GPHAVI - Universidade Regional de Blumenau, Campus 1, Bloco R, sala 109. Rua Antônio da Veiga, Victor Konder, 89012-500 Blumenau - SC.






(Última atualização em 28/12/2023 - Martin Stabel Garrote)

Nenhum comentário: